GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.4 C
Manaus
domingo, maio 18, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

USP diplomará estudante perseguida e assassinada na ditadura militar – Educação – CartaCapital

[ad_1]

A Universidade de São Paulo diplomará uma estudante de Pedagogia assassinada durante a ditadura militarLigia Maria Salgado Nóbrega será homenageada na Faculdade de Educação na próxima quinta-feira 3.

Aos 24 anos, Ligia foi uma das vítimas de um episódio conhecido como Chacina do Quintino, no Rio de Janeiro, em março de 1972. Ela era militante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares, um grupo de resistência contra a repressão do regime militar.

Ligia — grávida, à época — e outros dois estudantes, Antônio Marcos Pinto de Oliveira e Maria Regina Lobo Leite de Figueiredo, morreram depois de policiais cercarem uma casa no bairro do Quintino.

Os militares alegaram que os estudantes resistiram à abordagem e teriam atirado. Laudos cadavéricos, no entanto, não identificaram pólvora nas mãos das vítimas, e testemunhas afirmaram não ter havido resistência.

Em 2013, a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro apontou que os estudantes foram torturados.

A homenagem a Ligia faz parte do projeto Diplomação da Resistência da USP, que concede diplomas honoríficos aos seus 31 estudantes mortos sob a ditadura militar.

[ad_2]

Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Caso Cupertino: Polícia faz nova reconstituição fotográfica do crime hoje

A polícia científica deve fazer, na tarde desta terça-feira (6), uma nova reconstituição do crime que resultou na morte de Rafael...

Em meio à queda brutal do bitcoin, indicador de medo sugere compra

A primeira segunda-feira (7) de abril de 2025 começa com um movimento nada otimista para a maior moeda digital, que registra uma desvalorização...
spot_imgspot_img