spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Vazamento de petróleo contamina rio e provoca emergência ambiental no Equador


Por Brasil de Fato

Um vazamento de petróleo no Equador contaminou o rio Esmeraldas, na província de mesmo nome, no noroeste do país. O desastre ambiental levou o governo a decretar emergência ambiental na sexta-feira (14), diante do que autoridades locais classificaram como “danos sem precedentes”.

O derramamento ocorreu devido a um deslizamento de terra que comprometeu a estrutura de um oleoduto do Sistema de Oleoduto Transequatoriano (SOTE), operado pela estatal Petroecuador. A empresa afirmou ter ativado um plano de contingência para conter o vazamento, mas ainda não divulgou a quantidade de petróleo derramado.

O prefeito da cidade de Esmeraldas, Vilko Villacís, alertou para os impactos da contaminação, especialmente na captação de água. O bombeamento do rio foi suspenso e a população foi orientada a economizar água, enquanto autoridades locais buscam alternativas para garantir o fornecimento à cidade de mais de 200 mil habitantes.

Vazamento no Equador é classificado como “sem precedentes” por autoridades (Foto: Reprodução/Instagram)

Dependência do petróleo e riscos ambientais

O Equador produz cerca de 475 mil barris de petróleo por dia, sendo 72% destinados à exportação. O SOTE, maior oleoduto do país, tem capacidade para transportar 360 mil barris diários ao longo de 497 quilômetros, atravessando as regiões da Amazônia, Serra e Costa do Pacífico.

Embora o governo tenha acionado protocolos de emergência, desastres como esse evidenciam os riscos da dependência econômica do país em relação à extração de petróleo. Nos últimos anos, comunidades indígenas e ambientalistas têm denunciado o impacto da exploração petrolífera sobre os ecossistemas amazônicos e o risco de contaminação de rios e aquíferos.

A extensão dos danos ambientais ainda está sendo avaliada. Enquanto isso, moradores de Esmeraldas aguardam respostas concretas sobre como o governo pretende lidar com a crise de abastecimento e a recuperação do ecossistema afetado.



Fonte: ICL Notícias

Sem Lula, Trump convoca cúpula com líderes latinos-americanos contra a China

O presidente Donald Trump convocou uma cúpula de chefes de estado latino-americanos,...

STF suspende reunião sobre menção a Toffoli no caso Master

O Supremo Tribunal Federal...

Bet, a feia: Esportes da Sorte pede que artista de Olinda pare com uso de marca em sátira

Por Mariama Correia – Agência Pública  Quem mora em Olinda, Pernambuco, ou já...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Rioprevidência investiu R$ 150 mi em fundo do Master e só restaram R$ 17 mi

Por Tempo Real RJ Só num dos investimentos feitos em fundos ligados ao Banco...

Bioeconomia deve dinamizar a atividade produtiva da região

As constantes pautas que tratam sobre os reais benefícios que a bioeconomia na Amazônia podem gerar para a sociedade local convergem em um ponto:...