spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Vereador bolsonarista é condenado e pagar indenização a estudante da USP por danos morais – Política – CartaCapital



O influencer bolsonarista Lucas Pavanato (PL), vereador mais votado da cidade de São Paulo em 2024, foi condenado pela Justiça e pagou uma indenização de pouco mais de 8 mil reais a uma estudante da Universidade de São Paulo (USP). A jovem foi exposta em um dos vídeos gravados pelo político da extrema-direita que visava constranger pessoas identificadas como “de esquerda”.

A estudante Luana Fernanda Luiz acionou o judiciário depois que Pavanato usou imagens dela em um vídeo gravado em agosto de 2023 (antes de ele ser eleito vereador, portanto), dentro do campus da universidade, e pediu indenização por danos morais.

No vídeo, que estava no ar na página do vereador no Facebook até a última sexta-feira 28, conforme constatou o site UOL, ele questionava estudantes com imagens do filósofo de esquerda Karl Marx e do economista de direita Adam Smith. A ideia, alegava, era “provar” que os estudantes não conheciam figuras históricas reacionárias.

A juíza Cláudia Thome Toni, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível da capital paulista, considerou que o influenciador não cumpriu exigências legais para a exibição da gravação e o condenou a pagar 8.061,97 reais à estudante. Pavanato não recorreu.

O sistema do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo confirma que a fase do cumprimento de sentença foi iniciada em 20 de fevereiro. Um mês depois, em 20 de março, foi confirmado o pagamento.

Ao UOL, Pavanato se disse vítima de perseguição judicial. “No Brasil é assim: se uma juíza não gostar de você, ela pode roubar seu dinheiro. Uma juíza pega o caso, persegue por eu ser uma figura pública”, bradou.



Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

CISA alerta sobre os risco do ransomware Medusa

CISA alerta sobre os risco do ransomware Medusa - CISO Advisor Ir para o conteúdo Fonte: CISO Advisor

Banco Central abre consulta pública sobre tokenização de cartões

O Banco Central do Brasil (BC) iniciou uma consulta pública para discutir a regulamentação dos serviços de tokenização de cartões em pagamentos digitais. Com...