spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

O ‘modo obstrução’ do PL para tentar forçar a votação da anistia a golpistas – Política – CartaCapital



O PL entrou em modo de obstrução na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira 1º, para forçar o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), a pautar o requerimento de urgência do projeto de lei que anistia os golpistas do 8 de Janeiro.

Se a Câmara aprovar a urgência, a proposta chegará diretamente ao plenário, sem ter de passar pelas comissões temáticas. A obstrução serve, na prática, para tentar impedir a votação de outras matérias.

Segundo o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), mandar o projeto de anistia a uma comissão especial não atende ao que deseja o partido. Ele também alegou que a intenção não é beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Anistia, para nós, é para as pessoas que estão lá presas, pagando a pena injustamente, não tem nada a ver com o presidente Bolsonaro”, disse a jornalistas na Câmara. “Em nenhum momento fala-se de presidente Bolsonaro e nunca vamos falar, porque não é ele o alvo dessa questão do PL da Anistia.”

O ex-capitão poderia, no entanto, ser contemplado pelo projeto de lei, caso ele seja aprovado com a redação atual: o texto prevê anistia a todos os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, desde o fim da eleição de 2022 até a entrada da lei em vigor.

Com 92 deputados, o PL ostenta a maior bancada da Câmara.

Reação

Na segunda-feira 31, a deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) apresentou um projeto de lei para proibir a concessão de anistia a investigados ou condenados por crimes contra as instituições democráticas, entre eles golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A proposta chegou ao sistema da Câmara na data que marca os 61 anos do golpe militar de 1964 e cinco dias depois de o Supremo Tribunal Federal tornar réus Jair Bolsonaro e sete aliados pela trama golpista de 2022.

“A preservação das instituições democráticas e a garantia dos direitos fundamentais exigem medidas que impeçam a impunidade de atos que atentem contra a ordem constitucional e o funcionamento legítimo dos Poderes do Estado”, diz Salabert na justificativa.

A Constituição já proíbe a concessão de graça ou anistia a quem pratica tortura, tráfico de drogas e terrorismo e a quem comete crimes hediondos.



Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Motorista com indícios de embriaguez atropela corredores em Manaus

Pessoas ajudam uma das vítimas atropeladas na Zona Oeste de Manaus (Reprodução/Redes Sociais) ...

Dez universidades vão participar do 20º Júri Simulado do MPAM deste ano

O 20º Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que este ano acontece do dia 3 a 7 de junho, terá a participação...

Mulher joga pendrive do marido com milhões em Bitcoin no lixo, diz tabloide britânico

Ellie Hart (34) jogou um pendrive no lixo enquanto fazia uma faxina em sua casa. O dispositivo pertencia ao seu marido, Tom (36),...